Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

EXCLUSIVO: REPRESENTANTES DA FAZENDA PONTA DO CURRAL NEGAM DENÚNCIA



Quando a maré cobre as pontas das estacas, o risco de acidente se acentua (Fotos: Magno Jouber – Portal do Baixo Sul)

Em reunião agora a pouco na Câmara de Vereadores de Valença, os representantes do Grupo Ponta do Curral S/A, Fred Carvalho e Guido Magalhães Filho, rebateram as denúncias de que os proprietários da Fazenda Ponta do Curral haviam colocado nas areias da praia pedras e lanças de madeira para afugentar banhistas. Fred Carvalho admitiu a existência dos materiais, entretanto disse que muito provavelmente as pedras e lanças foram colocadas por pescadores para servir de camboas, armadilhas utilizadas largamente na região para capturar peixes e camarões.
A reportagem do PORTAL DO BAIXO SUL esteve no local e constatou que, tanto as pedras (revestidas por ostras), quanto as lanças, aparentemente foram colocadas há muitos anos e cobertas pelas areias. Após as fortes chuvas que caíram nos últimos meses na região, essa areia foi retirada pela maré reaparecendo as lanças e pedras. Um dos funcionários da Fazenda, de pré-nome Renato, disse que sempre no inverno, os artefatos voltam à tona, representando riscos para quem frequenta a praia. O local é muito apreciado por banhistas devido à tranquilidade e as águas calmas. Também, pescadores utilizam a Ponta do Curral como ponto de apoio para passar as noites antes de navegar mar afora.
Fred Carvalho disse que está a disposição para dar uma solução para o problema, para ele, as lanças representam enorme perigo para os banhistas e pescadores e precisam de uma ação para ser retirados. “As pedras e as lanças estão na área da Marinha, mas após autorização poderemos tomar providências”, disse.

LANÇAS SÃO PERIGOSAS
A belíssima praia da Ponta do Curral localizada entre Valença e o Morro de São Paulo esconde uma perigosa armadilha. São lanças de madeira encravadas na areia e pedras cobertas por ostras em uma extensão de cerca 300 metros margeando as águas, que podem causar sérios acidentes aos menos avisados, principalmente com a maré cheia. A cerca de 15 dias, o vereador Jorge Góes (PMDB), denunciou em sessão ordinária da Câmara de Valença que pescadores haviam detectado pedras e lanças no local. Ainda segundo o vereador, as lanças e pedras surgiram de uma hora para outra havendo suspeita que teriam sido colocados propositalmente. A Câmara de Vereadores formou uma comissão para apurar o caso e ficou de ouvir os donos da fazenda, pescadores e marinheiros.
Fotos e reportagem: Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário