Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Fórum Náutico de Cairu: Bons ventos para o desenvolvimento da náutica na Bahia

Estado terá R$ 40 milhões para aplicar em projetos náuticos em 2011. Recursos serão utilizados na implantação de marinas, atracadouros e sinalização costeira.

Duas emendas de bancada, cada uma no valor de R$ 20 milhões, garantirão recursos no Orçamento da União de 2011, para o desenvolvimento de ações náuticas na costa da Bahia. O comunicado foi feito pelo secretário de Turismo do Estado da Bahia, Carlos Tranm, na abertura do 1º Fórum Náutico Internacional de Cairu.
Ainda sem projetos elaborados para a aplicação da verba federal, o secretário assegurou que este é apenas um dos aportes financeiros que o governo fará para capacitar o estado para a náutica.
Segundo Roberto Benjamin, secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, a Bahia possui um amplo plano de investimentos no segmento, que inclui construção de marinas, atracadouros e estaleiros, além de requalificar os terminais náuticos. O secretário afirma que nos próximos quatro anos, serão criadas mais de 9,5 mil vagas especializadas de trabalho, para indústria naval.
IMPOSTOS E INCENTIVOS
Segundo Christophe Vieox, representante do Grand Pavois, organismo social responsável pela agenda náutica da França. Existem empresas com interesse em investir na venda de charter no Brasil, mas estão esperando o incentivo fiscal, diminuição das tarifas alfandegárias e de impostos do país.
“É preciso fazer investimento e uma melhoria nos atracamentos. É incompreensível que o Brasil, um país continental, - não tenha um setor náutico desenvolvido, enquanto outros países menores tenham uma política náutica muito mais ampla”, destaca o especialista.
O Brasil tem uma costa de 8.500 Km, totalmente navegável. A Bahia tem a maior costa do país, com 1.100 km e a Baia de Todos os Santos é a primeira do mundo, totalmente navegável.
Em outubro deste ano, a Bahia criou uma série de incentivos destinados ao segmento, a exemplo da isenção total do ICMS na produção de embarcações de recreio ou esporte em território baiano e a redução da carga tributária para 7% na sua comercialização.

EXPECTATIVAS E SOLUÇÕES
Uma das carências da Baia de Tinharé é a falta de sinalização náutica e de locais apropriados para atracar as embarcações, aponta Hildécio Meireles, prefeito de Cairu. “A solução será dada, ainda este ano, através de uma parceria da Prefeitura, com a Marinha”, destaca o gestor.
“Estamos plantando uma semente. Temos um grande potencial para desenvolver o turismo e esporte náutico em nossas 26 ilhas”, comenta o prefeito. De olho nas oportunidades, o município constituirá uma Câmara Temática para elaborar a política náutica municipal.
“Com este evento as pessoas perceberão que Cairu não é somente praia e sol. O Fórum vai possibilitar uma agregação, ou seja, mais opções de turismo, uma segmentação, por exemplo, velejar por toda a ilha, conhecer a cultura. O turismo náutico vai gerar economia. Esse tipo de turista quer vivenciar a vida do local que visita”, avalia Petrusca Mello, secretária de Desenvolvimento Sustentável de Cairu.
O evento promovido pela Prefeitura de Cairu reúne cerca de 100 empresários do trade turístico, da náutica, especialistas da área, agentes públicos e investidores estrangeiros.
O Fórum será encerrado, neste sábado (27), com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o município de Cairu e o Departamento de Charente Maritime, é o primeiro passo para a criação de uma política de investimentos no turismo náutico de Cairu, único município-arquipélago do País.
Informações: LK Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário