Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

EXCLUSIVO: PREFEITO DE VALENÇA NÃO VAI PEDIR REVISÃO DO CENSO

O prefeito de Valença Ramiro Campelo (PR), disse a nossa reportagem que A Prefeitura não vai solicitar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a revisão na contagem da população do município. Os dados da população de Valença divulgados pelo Censo 2010 indicam que o município perdeu 2.141 habitantes em comparação com as estimativas de 2009 (reduziu de 89.587 para 87.446 habitantes). Segundo Campelo, o trabalho dos recenseadores foi muito bem feito e ele não vê motivos para uma possível revisão. “O índice do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) não será alterado em Valença com o novo Censo. Com a atual população, Valença nem perde e nem ganha receita”, disse o prefeito. Para Ramiro, o ideal seria que alguns distritos se emancipassem. Para ele, o distrito de Serra Grande, por exemplo, já teria as condições de se tornar cidade.

Atualmente o coeficiente para cálculos do FPM de Valença é de 2,8 (municípios com população entre 81.505 a 91.692 habitantes). Em outubro, Valença recebeu R$ 1.074.231,73 de FPM.
Os municípios têm um prazo de 20 dias (a partir de 05/11) para entrar com um processo administrativo junto ao IBGE para contestarem a população contada. Após este prazo o instituto publicará a população oficial para que o TCU calcule o coeficiente.
Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário