Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

FÓRUM INTERNACIONAL DISCUTE TURISMO NÁUTICO EM CAIRU

Walter Garcia (consultor náutico do Ministério do Turismo), Roberto Benjamin (secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária), Hildécio Meireles (prefeito de Cairu) e Dominique Morvant, (vice-governadora do Conselho Geral do Departamento Francês Charente Maritime)

Antônio Carlos Tramm (secretário de Turismo da Bahia), Hindécio Meireles e Roberto Benjamin

Empresários e autoridades do setor turístico náutico no 1º Fórum internacional Náutico de Cairu. (Fotos Portal do Baixo Sul)

O município de Cairu, no baixo sul do estado, reuniu nesta sexta-feira (26) na Fazenda Caeira em Morro de São Paulo, grandes nomes do turismo nacional e internacional para a abertura do 1º Fórum Náutico Internacional de Cairu. Os organizadores do evento programaram dois dias (sexta e sábado), de intensa discussão sobre a viabilidade do turismo náutico na Costa do Dendê, notadamente em Morro de São Paulo. O Fórum despertou grande atenção de empresários interessados no turismo náutico, bem como chamou para o centro das discussões, todas as atividades náuticas que acontecem na Bahia.
As palestras desse primeiro dia trouxeram, desde as potencialidades náuticas, passando pelos recentes investimentos do governo da Bahia como o estaleiro naval de Paraguaçu, os projetos para construções de marinas e pela assinatura de um protocolo de intenção com a representante francesa, Dominique Morvant, vice-governadora do Conselho Geral do Departamento Francês Charente Maritime (denominação que corresponde a de estados brasileiros), uma das palestrantes do Fórum. Dominique ficou deslumbrada com o grande potencial náutico de Cairu. “Vocês tem um grande potencial náutico e uma costa magnífica. Fico surpresa em não ver barcos navegando por aqui. As pessoas que viajam querem vê isso”, disse.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Antônio Carlos Tramm, o governo do Estado definiu como um dos setores prioritários o turismo náutico. “a iniciativa de Cairu é uma coisa que precisa ser badalada”, disse, se referindo ao Fórum.
Walter Garcia, consultor náutico do Ministério do Turismo destacou que o Ministério tem dinheiro disponível, mas faltam projetos. “As prefeituras não apresentam projetos, mesmo com toda potencialidade náutica existente em suas costas”, disse.
O prefeito de Cairu Hildécio Meireles também acredita no turismo náutico. “Queremos navegar neste mar de negócios que podem ser potencializados com o desenvolvimento da náutica”, afirmou. “Este é um grande filão de mercado. O público é exigente e costuma gastar seis vezes mais do que o turista convencional”, destacou o prefeito.
O secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin, falou dos investimentos do governo do estado no setor da construção naval, notadamente nos estaleiros de Paraguaçu e São Roque e Canteiros Módulos da Baia de Aratú, destacando a geração de mão - de- obra com a contratação de cerca de dez mil trabalhadores. As atividades prosseguiram pela tarde e tem o seu encerramento neste sábado.
Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário