Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

OPERAÇÃO “TREME TERRA” PROVOCA APREENSÃO EM MORADORES DE INVASÕES EM VALENÇA

Invasão avança em direção ao manguezal no bairro do Novo Horizonte

Prédios estão sendo erguidos em áreas de manguezais dando a conotação de especulação imobiliária

Moradores da invasão afirmam não terem sido avisados da operação

Os repórteres Rodrigo Mário (Rolando na Orla) e Ademilton Ferreira (Rio Una FM), entrevistaram Marcelo Mariano (Centro).


Uma operação realizada nesta segunda-feira (22), pelo Ministério Público Estadual, em conjunto com a Prefeitura de Valença, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e apoio do grupo de elite da PM no sul da Bahia, a Cipe Cacaueira (ex-Caerc), denominada de “Treme Terra” retirou barracos, alvenarias, cercas, muros e obras em andamento de uma invasão localizada em área de manguezal no Bairro do Novo Horizonte no município de Valença, baixo sul do estado. Segundo o fiscal do Ima, Marcelo Mariano, a área está sendo utilizada para especulação imobiliária, inclusive com a construção de prédios. A operação deverá se estender aos bairros da Graça e Quilombo, onde também existem invasões em áreas da União. Mariano tranquilizou os moradores afirmando que as casas e barracos habitados serão poupados e terão um prazo que será estipulado pela Prefeitura para que os ocupantes das áreas possam ser transferidos para outro local.
A reportagem do Portal do Baixo Sul ouviu os moradores da invasão que disseram não terem sido avisados da operação. Jocilene Santos, moradora do local há cinco anos disse que comprou o terreno de um terceiro e estava construindo sua casa aos poucos. “A gente mora aqui há cinco anos e nunca vieram dizer se podíamos ou não construir. Agora, o que vamos fazer?” desabafou. Os moradores também reclamam da operação, haja vista que cercas e muros de algumas casas ocupadas foram derrubados. Também, a rede elétrica de algumas de residências habitadas foi retirada causando indignação. O fiscal do Ima apresentou aos jornalistas presentes várias notificações que foram direcionadas aos moradores avisando das irregularidades.

FOTOS: PORTAL DO BAIXO SUL
Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário