Invasão avança em direção ao manguezal no bairro do Novo Horizonte
Prédios estão sendo erguidos em áreas de manguezais dando a conotação de especulação imobiliária
Moradores da invasão afirmam não terem sido avisados da operação
Os repórteres Rodrigo Mário (Rolando na Orla) e Ademilton Ferreira (Rio Una FM), entrevistaram Marcelo Mariano (Centro).
Uma operação realizada nesta segunda-feira (22), pelo Ministério Público Estadual, em conjunto com a Prefeitura de Valença, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e apoio do grupo de elite da PM no sul da Bahia, a Cipe Cacaueira (ex-Caerc), denominada de “Treme Terra” retirou barracos, alvenarias, cercas, muros e obras em andamento de uma invasão localizada em área de manguezal no Bairro do Novo Horizonte no município de Valença, baixo sul do estado. Segundo o fiscal do Ima, Marcelo Mariano, a área está sendo utilizada para especulação imobiliária, inclusive com a construção de prédios. A operação deverá se estender aos bairros da Graça e Quilombo, onde também existem invasões em áreas da União. Mariano tranquilizou os moradores afirmando que as casas e barracos habitados serão poupados e terão um prazo que será estipulado pela Prefeitura para que os ocupantes das áreas possam ser transferidos para outro local.
A reportagem do Portal do Baixo Sul ouviu os moradores da invasão que disseram não terem sido avisados da operação. Jocilene Santos, moradora do local há cinco anos disse que comprou o terreno de um terceiro e estava construindo sua casa aos poucos. “A gente mora aqui há cinco anos e nunca vieram dizer se podíamos ou não construir. Agora, o que vamos fazer?” desabafou. Os moradores também reclamam da operação, haja vista que cercas e muros de algumas casas ocupadas foram derrubados. Também, a rede elétrica de algumas de residências habitadas foi retirada causando indignação. O fiscal do Ima apresentou aos jornalistas presentes várias notificações que foram direcionadas aos moradores avisando das irregularidades.
FOTOS: PORTAL DO BAIXO SUL
Magno Jouber
Nenhum comentário:
Postar um comentário