Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ITUBERÁ: PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA, ÚNICA ATRAÇÃO DOS FESTEJOS A SANTO ANDRÉ

Ituberá, no baixo sul do estado festeja hoje (30), o Dia de Santo André, padroeiro do município. Tradicionalmente a Prefeitura programa uma série de atividades, mas neste ano, o prefeito André Lisboa (Andrezito) preferiu não realizar nenhum evento, ficando a parte religiosa como única atração para turistas e moradores da cidade.

HISTÓRIA
Em 26 de dezembro de 1758, por determinação do Marquês de Pombal, foi criada pelo Ouvidor Luiz Freire de Veras a Vila de Santarém. Nos primeiros anos a Vila se estabeleceu na parte alta, onde hoje de localiza a vila de Santo André. Esta é uma característica da urbanização portuguesa na colônia, que por razões de segurança, de vigilância e defesa contra invasões francesas e holandesas, procuravam locais altos e de boa visibilidade para locar suas vilas.
Com a vinda dos jesuítas para a região, foi construída a igreja em veneração a Santo André – padroeiro da cidade – e um agrupamento de casas foi se estabelecendo ao redor da igreja, dando origem a atual Vila de Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário