Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

MP VAI MAPEAR ÁREAS REMANESCENTES DE MANGUEZAL EM VALENÇA

Com a finalidade de promover a limpeza de áreas de manguezal aterradas em Valença (município localizado a 262 km de Salvador), o Ministério Público estadual, o Instituto de Meio Ambiente (IMA) e o Município de Valença desencadearam ontem, dia 22, a 'Operação Treme Terra'. Para a retirada dos aterros, fundações e residências inacabadas que foram edificadas sobre área de manguezal, no bairro Novo Horizonte, cerca de 20 pessoas trabalharam na operação, com o auxílio de retroescavadeiras, tratores, caçambas e caminhões cedidos pelo Município. A Polícia Militar apoia a ação.
De acordo com o promotor de Justiça Tiago Quadros, a operação visa mapear as áreas remanescentes de manguezal existentes no entorno do município, a fim de que seja traçada uma poligonal, que servirá de fundamento para a criação de um parque municipal, com a edificação de barreiras para conter o processo de aterramento dos manguezais. Numa perspectiva mais ampla, a intenção do trabalho é fazer com que o Município de Valença preze pelas áreas de preservação permanente, estabelecendo uma política de enfrentamento à “cultura da invasão”, explica o promotor. “É preciso quebrar a inércia e a conivência com a cultura do aterramento de manguezais”, salientou Tiago Quadros.
Fonte: MPE.

Um comentário:

  1. Ação importante q já deveria estar sendo feita, inclusive em outras areas da cidade a exemplo da Graça.
    A rua do Portal Rio Una cada dia cresce mais sobre o rio, destruindo area de manguezal.
    Inclusive qdo foi realizado o calçamento em rua proxima, várias pessoas retiraram o entulho para aterrarem o mangue. Ninguem se indignou! Salve, salve Valença, a nunca vencida... a decidida...

    ResponderExcluir