Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SÃO FÉLIX NA LISTA PARA SE TORNAR PATRIMÔNIO BRASILEIRO

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), se reúne hoje e amanhã (5), no Rio, para avaliar a proposta de proteção federal para mais seis bens culturais. Entre esses bens, está o conjunto urbanístico e paisagístico da cidade de São Félix, na Bahia.
O parecer elaborado pelo Departamento de Patrimônio Material – Depam/Iphan afirma que, além da trama urbana original se conservar praticamente intacta, pode ser identificada na cidade uma variedade de programas ligados aos usos residenciais, religiosos, administrativos, industriais, de serviços, constituído por casas térreas, sobrados, vilas operárias, igrejas, mercado, fábricas, armazéns, trapiches, entre outros.
Ainda segundo o Depam/Iphan, São Félix ainda preserva uma relação compatível entre a ocupação urbana e a geografia da região. Também é espaço de manifestações culturais, sobretudo religiosas, da população local e mantém uma interação histórica, urbanística e paisagística com a cidade de Cachoeira, situada na outra margem do Rio Paraguaçu. Assim, seu tombamento significa, também, preservar a memória de toda a região.
Além do conjunto urbanístico de São Félix, o Iphan vai avaliar o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, que envolve 22 etnias indígenas do Amazonas; o Ritual Yaokwa do povo indígena Enawene Nawe, no estado de Mato Grosso; a paisagem natural de Santa Tereza, no Rio Grande do Sul; o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, no Amazonas, e o Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, no Rio de Janeiro.
O conselho é comandado pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário