Páginas

sábado, 16 de outubro de 2010

APÓS 12 ANOS, RÉUS VÃO A JÚRI POPULAR POR EXPLOSÃO DE FÁBRICA DE FOGOS NO RECÔNCAVO

Após quase 12 anos, será realizado terça- feira (19), às 8h, na 1ª Vara do Júri, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, o júri popular sobre a explosão da fábrica de fogos de artifício que matou 64 trabalhadores em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano.
Serão julgados o proprietário da fábrica de fogos, Osvaldo Prazeres Bastos, além de outros sete réus integrantes da mesma empresa, que funcionava de forma ilegal.
A fábrica clandestina explodiu em 1998 e pertencia ao empresário Osvaldo Prazeres Bastos, conhecido como “Vardo dos Fogos”. Junto com seus familiares, Vardo dos Fogos continua à frente da produção ilegal de fogos de artifício em Santo Antônio. Até hoje, o empresário e outros acusados não foram responsabilizados pelo crime que resultou na morte de 64 pessoas. As vítimas eram, em sua maioria, mulheres, jovens e crianças. Dezenas dessas crianças ficaram órfãs, pois vários dos mortos eram pessoas da mesma família. A população local aguarda por justiça.
Diante da ausência de fiscalização e da impunidade, em 2001 o Movimento 11 de Dezembro, o Fórum de Direitos Humanos de Santo Antonio de Jesus, a ONG Justiça Global e outros, apresentaram a denúncia sobre o caso na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Desde então o Brasil é réu frente à Comissão Interamericana no caso conhecido como “Explosão de Fábrica Clandestina de Fogos de Artifício” (Caso 12.428).
O município de Santo Antonio de Jesus está localizado no Recôncavo Baiano, a 184 km de Salvador e é conhecido pela produção ilegal de fogos de artifício. A atividade é feita, em sua maioria, de forma clandestina: em fábricas sem autorização para funcionamento, em fundos de quintais ou até mesmo nas residências dos trabalhadores recrutados para tal fim. Os trabalhadores não recebem as mínimas condições de segurança e são super explorados por grandes comerciantes da região, ganhando R$0,60 (dez centavos) a cada mil fogos produzidos.
Em 27 de março de 2007, uma nova explosão em uma fábrica de fogos de artifício, resultou a morte de Sólon dos Passos, que teve 90% do seu corpo queimado. Em fevereiro de 2008, Roberto Carlos Barbosa dos Santos, 34 anos e Jefferson Ramos Santana, 14 anos, também morreram em conseqüência de outra explosão em fábrica ilegal de fogos.

Um comentário:

  1. Favor retificar a data do dia 19/10 para o dia 20/10 que acontecerá o juri popular. Ana Maria

    ResponderExcluir