Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

FARMÁCIA POPULAR É FECHADA EM VALENÇA

Farmácia Popular - Valença - Ba (Foto: Portal do Baixo Sul)

A Farmácia Popular de Valença, que funcionava na Av. Maçônica foi fechada pela prefeitura. Segundo nota da Secretaria Municipal de Saúde, assinada pelo secretário Alexandre Aquino, o estabelecimento foi fechado provisoriamente motivado pelo alto custo do aluguel do imóvel e a localização. Entretanto, o secretário garante que a farmácia será reaberta no bairro da Bolívia em um imóvel de propriedade da prefeitura. Aquino não disse quando as novas instalações estarão em condições para o funcionamento. Ele afirmou ainda que os R$ 10 mil mensais repassados pelo governo federal para a manutenção da farmácia são insuficientes para cobrir os custos com pagamento de salários dos funcionários. Fontes informaram ao PORTAL DO BAIXO SUL que somente no início de 2011, a farmácia deverá voltar a funcionar.
O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 pelo governo federal com o objetivo de levar medicamentos essenciais a um baixo custo para mais perto da população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas.
Atualmente,e xistem 534 unidade próprias que são operacionalizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que coordena a estruturação das unidades e executa a compra dos medicamentos, o abastecimento das unidades e a capacitação dos profissionais. Contam, atualmente, com um elenco de 108 medicamentos mais o preservativo masculino, os quais são dispensados pelo seu valor de custo representando uma redução de até 90% do valor comparando-se com farmácias e drogarias privadas. A única condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação de receita médica ou odontológica.

Um comentário:

  1. A pergunta que não quer calar: O Governo Federal vai continuar mandando os 10 mil reais durante esse periodo que a Farmácia Popular estiver fechada?
    Se continuar enviando esse dinheiro, o que será feito dele?

    =X

    ResponderExcluir