Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COOPERATIVAS RECEBEM FINANCIAMENTO PARA BARCOS DE PESCA OCEÂNICA

Representantes da Cooperativa de Pescadores de Itacaré assinam, nesta terça-feira (27), um contrato de financiamento no valor de R$ 5,35 milhões para a construção de dois barcos para pesca oceânica. O investimento é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura, por intermédio da Bahia Pesca, o Banco do Nordeste (BNB) e o Ministério da Pesca e da Aquicultura, que viabilizou a compra das embarcações e a capacitação dos pescadores. O evento acontece no município de Itacaré, às 11h, na Pousada Sítio Paraíso.
Na última sexta-feira (24), outro financiamento, com o mesmo valor, foi assinado em Salvador e assegurou a construção de mais dois barcos similares, que serão entregues à Cooperativa de Pescadores de Camaçari. “A pesca na Bahia é feita de forma artesanal. Não temos nenhum barco para pesca oceânica. Então, agora os pescadores artesanais poderão explorar outras águas, dar um salto de qualidade e incrementar suas rendas”, explica o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. Cerca de 50 pescadores das duas cooperativas serão capacitados pela empresa.
O treinamento dos profissionais tem carga horária de 400 horas e irá capacitá-los na utilização de equipamentos de navegação como GPS, ecossonda, rádio VHF e SSB, cartas náuticas, bússola e rádiogoniômetro. “Os pescadores aprenderão também a manejar, conservar, estocar e refrigerar o pescado a bordo e no desembarque, e terão noções de análise de riscos e controle dos pontos críticos”, afirma Albagli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário