O desfile do 7 de Setembro em comemoração aos 188 anos da Independência do Brasil, começou em Valença por volta das 15 horas, saindo das proximidades do Centro Social Urbano, percorrendo a Av. ACM, finalizando na Praça da República. Várias escolas municipais e estaduais, além de fanfarras e o tiro de Guerra participaram do desfile. O prefeito Ramiro Campelo participou ao lado de secretários e vereadores.
A falta de bandas nas escolas tem contribuído ano após ano, para o empobrecimento das tradições do 7 de Setembro. Como alternativa, está sendo colocado ao longo do desfile, carros de som que executam músicas nada convencionais. Neste ano, por exemplo, o carro de som que puxava o desfile executava Axé Music. Logo atrás, outro automóvel tocava músicas religiosas. Resultado: sem opção, os alunos dançavam ao ritmo tocado, ou simplesmente seguiam desordenadamente como se fosse uma mera caminhada.
Magno Jouber
As comemorações da Independência do Brasil, em Valença, está mais para o "Grito dos Excluídos" do que para um desfile cívico-militar, onde as pessoas podem demonstrar o patriotismo que há em cada um.
ResponderExcluirNosso povo precisa de tais eventos para demonstrar seu amor pelo Brasil, nossa Pátria Amada, e não apenas por ocasião dos jogos da Copa.
Estão descaracterizando ao seu bel-prazer.