Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Taperoá realiza Festa do Guaraná


O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, participa nesta sexta-feira (3) da Expo Inter Guaraná, em Taperoá. A Festa do Guaraná é uma realização da prefeitura de Taperoá, e tem como objetivo divulgar a cultura do guaraná e buscar o seu reconhecimento.
A abertura oficial do evento será às 17 horas. A Festa prossegue até a próxima terça-feira, 7 de setembro. Na programação constam palestras, apresentações culturais, o Desfile do Garoto e da Garota do Guaraná, olimpíada estudantil, corrida de Jegue, dentre outras.
"O guaraná se destaca por sua importância econômica e social, já que é uma expressiva fonte de renda para os produtores", destaca o secretário Eduardo Salles.
O guaraná é um produto genuinamente brasileiro. O Brasil, inclusive, é o único produtor comercial de guaraná no mundo. E a Bahia tem 6.461 hectares, sendo o Estado que mais produz no País, estando à frente do Amazonas e Mato Grosso. Na safra 2007/2008, foram produzidas quase duas mil toneladas na Bahia.
O guaraná é cultivado, principalmente, na região da Costa do Dendê, no Baixo Sul do Estado, numa área superior a 6.000 hectares. Emprega mais de 3,5 mil produtores familiares distribuídos em mais de 2,5 mil pequenas propriedades rurais, com uma produção superior a 3 mil toneladas de grãos por ano.
As indústrias de refrigerante têm a maior participação no mercado de guaraná: cerca de 1.450 toneladas ou 44% do que é produzido no País são destinados à produção de bebidas. Em 1997, o segmento atingiu 10,6 bilhões de litros. De lá para cá as taxas de crescimento variam entre 10 a 20%.

Um comentário:

  1. a festa do guaraná foi uma maravilha. numca vi coisa mais linda nessa cidade.mi deixou emcantada. e certamente todos os vizitantes. espero que acomteça muitas outras para abrilhantar cada vez mais essa cidade maravilhosa.PARABENS PREFEITO E TODOS OS COLABORADORES. VALEU, VALEU MESMO.

    ResponderExcluir