Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

AGERBA E TWB QUEREM ÁREA DO ATRACADOURO


FOTO E REPORTAGEM: MAGNO JOUBER

Moradores e comerciantes do Atracadouro, que fica a 22 km de Valença denunciaram ao PORTAL DO BAIXO SUL que foram ameaçados por prepostos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia (Agerba) e a TWB de despejo. Segundo João Evangelista dos Santos, morador do local há 33 anos, o diretor de fiscalização da Agerba, Jorge Couceiros, juntamente com um representante da TWB, comunicou aos moradores e comerciantes que o Estado estaria requerendo a área e os moradores teriam apenas a indenização das benfeitorias no local. Os moradores dizem que estão na localidade antes mesmo da construção do Atracadouro, afirmam que a área, com 33 hectares é remanescente da Fazenda Bom Jardim e com o falecimento de sue proprietário, ficou aos cuidados do gerente Tomé Evangelista dos Santos (também falecido). Segundo João Evangelista, filho de Tomé, o diretor da Agerba disse que todos teriam que sair “por bem ou por mal”. João contesta a maneira que a Agerba está agindo e afirmou que os trabalhadores da fazenda não receberam os direitos trabalhistas, ficando a exploração comercial da área como uma compensação. Atualmente, existem no local alguns bares e áreas de estacionamento para atender turistas que se dirigem ou retornam do Morro de São Paulo.
Para a Maria de Lourdes, esposa de Manoel Rodrigues dos Santos, o Bel, também moradores e comerciantes do Atracadouro, a Agerba e a TWB estão pressionado os moradores a saírem, sem sequer apresentarem motivos justos. “A gente paga todos os impostos, inclusive o Incra. Bel chegou aqui antes mesmo da construção do atracadouro, inclusive,ele trabalhou na área”, disse Maria de Lourdes.
Segundo informações extra-oficiais, a Agerba, juntamente com a TWB pretende construir no local uma marina e transformar o Atracadouro em um ponto turístico de destaque na região. A localização é privilegiada e o ponto mais próximo para o Morro de São Paulo. A viagem de embarcação convencional dura cerca de 40 minutos enquanto saindo de Valença, chega a durar quase duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário