Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

MUNICÍPIO DE ITUBERÁ COMPLETA 101 ANOS


O município de Ituberá, no Baixo Sul do Estado, comemora neste sábado, dia 14 de agosto, 101 anos de emancipação política. Da programação comemorativa, iniciada no dia 9 (segunda-feira), constam importantes realizações, entretanto o seu ponto alto, neste sábado, envolve a tradicional Alvorada Festiva, às 6 horas, seguida da Missa Solene, às 7 horas e do Desfile Cívico, às 9 horas. A programação prossegue às 12 horas com as inaugurações das obras de requalificação das praças Hildebrando de Araújo Góes e Tiradentes . Às 18 horas começa a Festa Cultural com inúmeras atrações na Praça Tiradentes.
Ituberá conta com uma população de mais de 24 mil habitantes, tendo uma superfície de 345 quilômetros quadrados e 302 quilômetros distante de Salvador, com rodovias de acesso pela BA-001 e BA-250. O município é um dos grandes produtores de borracha, e na pecuária se destaca o rebanho de muares. O píer de atracação no Canal de Serinhaém tem saídas para alguns povoados ribeirinhos, além de uma pista de pouso. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada da primeira metade do século XIX, é um belo monumento, ao qual se tem acesso por uma longa escadaria. A torre sineira tem terminação em bulbo bizantino, revestida de pastilhas.
Construída em meados do século XVIII, a Igreja de Santo André também se destaca na paisagem urbana. Ela foi erguida em homenagem ao padroeiro da cidade e fica no alto, permitindo uma visão panorâmica da cidade. No local é realizada uma festa regional em homenagem ao padroeiro, com barracas armadas para a venda de comestíveis. As ruínas de engenhos e a forte presença da cultura negra evidenciam a importância da cana-de-açúcar em tempos coloniais. Não por acaso, portanto, há no município comunidades remanescentes de quilombos (Ingeria e Lagoa Santa).

Um comentário: