Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SÁBADO E DOMINGO TEM VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE C PARA JOVENS DE 20 A 24 ANOS PARA POPULAÇÃO DE SALVADOR

A Secretaria de Saúde Está anunciando que a população de Salvador, na faixa etária de 20 a 24 anos, deve comparecer aos postos de vacinação, no próximo final de semana (14 e 15), para ser imunizada contra a meningite meningocócica tipo C. Serão 63 pontos de vacinação e a relação dos postos pode ser consultada no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A Secretaria não disse quando a população dos outros municípios será imnizada.
Com a aplicação das vacinas, espera-se reduzir o número de casos e mortes pela doença meningocócica pelo sorogrupo C, nos grupos de idades mais afetados pela doença em Salvador. De acordo com Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, a meta é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 95%, em todos os distritos sanitários de Salvador. “Esperamos vacinar 332.516 pessoas, dentro desta faixa etária”, explicou Guirra.
Meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. A meningite pode ser de origem viral que apresenta um quadro clínico mais brando ou de origem bacteriana que apresenta maior gravidade.
Existem várias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo que é transmitida pelas secreções nasofaringeanas (tosse, espirro, saliva, vômito) do doente ou portador assintomático, sendo esta última a principal forma de contágio. Os principais sintomas são febre alta e persistente, dor de cabeça, vômitos em jato, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário