Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Até quando vamos ver cenas como as de sábado, em um hotel no RJ?


A ação da polícia deixou muitas dúvidas sobre a tática usada no cerco aos bandidos. A pergunta mais importante é: como isso tudo começou? É o que todos nós temos que perguntar.
Com a convivência com a contravenção e depois com o crime, tudo muito normal, com o enfraquecimento da lei, da cultura de estacionar carro na calçada, pagar propina a guarda, de gente que ultrapassa sinal vermelho e se vangloria de ser esperto ao não cumprir a lei. Quando o império da lei se enfraquece e se fortalece a lei da selva, das armas, dos fuzis e das gramadas.
Até quando vamos ver cenas como essas? Enquanto a lei não voltar a imperar sobre nossas cabeças, enquanto houver quem pague a compra de armas ilegais, comprando drogas.
Soa ofensivo para a cidadania dizer que até a Copa do Mundo isso não vai mais acontecer, que vai ser diferente. É preciso paz não por causa do esporte, mas por causa da morte que ronda o direito básico à vida e à liberdade de ir e vir e de trabalhar.
Segurança é dever do Estado, mas é responsabilidade de todos. O Estado não pode impor a lei se a sociedade a enfraquece. Não por causa dos estrangeiros para os Jogos dentro de quatro ou seis anos. O problema não é só da polícia, é nosso.
Comentário de Alexandre Garcia no Bom Dia Brasil desta segunda-feira (23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário