Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Frio muda rotina da população do Recôncavo e baixo sul do Estado

Nos dois últimos dias, os santoantonienses estão sentindo na pele os efeitos da estação mais chuvosa do ano. Desde quarta-feira (18) muita gente retirou grossos casacos do armário e fez dos guarda-chuvas, acessórios fundamentais na hora de sair de casa. A atendente Edelsenil Souza Andrade diz que precisou retirar o edredon do armário, coisa que não fazia há muito tempo. “Olha que minha casa é até quentinha, mas o frio está intenso”, contou.
A vendedora Antonieta Ferreira de Jesus costuma caminhar de manhã cedo, mas nos últimos dias desistiu das caminhadas matinais por conta da baixa temperatura. “Eu fico na cama rolando porque não consigo levantar cedo. Eu tomo banho frio no inverno, nesses dias não dá. No outro dia cheguei em casa com o cabelo gelado de tanto frio que fazia na rua”, disse.
Os bares da cidade de Cachoeira, que colocam cadeiras na porta, estão vazios. “Os clientes preferem ficar dentro do estabelecimento”, salientou José Novais, proprietário de um bar. A bebida preferida ainda é a cerveja, mas para esquentar ela está sendo acompanhada por uma dose de licor.
Em Valença, os caldos de camarão, sururu, polvo, aimpim e feijão são a melhor pedida. O frio está se intensificando e a sensação térmica é de 15 graus na cidade. Tem chovido de forma acentuada nos últimos dois meses. “Todos os dias chove. Na orla, que é o point da cidade, às margens do Rio Una, com esse inverno rigoroso, os barraqueiros estão tendo prejuízo porque o frio afugentou a clientela. Deu cinco horas da tarde a temperatura cai bruscamente. O jeito é tomar um caldinho para esquentar”, resaltou o jornalista Magno Jouber.
O dono de uma sorveteria, Washington Pelegrini, trocou uma parte do sorvete que comercializa pelo chocolate quente neste período. “Deveria diminuir o consumo de sorvete, mas o sorvete está saindo normalmente, a vendagem não caiu de sorvete e picolé, não sei explicar porque. Mas estou oferecendo chocolate quente também. No dia de ontem (18) foi o mais frio que tivemos em Valença. O dia todo foi um vento frio batendo na pele. Um tempo seco, mas muito frio. Eu nunca mais tinha visto uma pessoa bater o queixo de tanto frio”, contou.
Basta andar pelas ruas de Santo Antônio de Jesus para comprovar as mudanças. Na manhã de ontem não foi difícil encontrar quem fez uso dos agasalhos para se proteger do frio e reclamar da baixa temperatura. “Há algum tempo eu não sentia esse friozinho em Santo Antônio. Essa semana até tirei os casacos do armário. Mas confesso que prefiro essa temperatura mais amena, do que aquele calor insuportável”, disse a professora Juliane Gonçalves. Essa mudança de clima não aconteceu apenas ontem, a queda na temperatura vem sendo observada em várias cidades do Recôncavo e baixo sul baiano desde o último domingo.
Informações: Cristina Pitta/Blog do Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário