Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Colapso ameaça transporte marítimo por falta de pier no Terminal Náutico


O transporte de passageiros do sistema Salvador-Mar Grande, das linhas de turismo de Morro de São Paulo e do “Passeio às Ilhas” podem ser prejudicados no Verão devido à incapacidade operacional do Terminal Náutico da Bahia. Desde março deste ano, as operações no terminal estão sendo feitas em apenas um pier de atracação improvisado, que só tem capacidade para receber duas embarcações. Isto porque o pier flutuante está desativado e precisa ser recuperado pelo Derba (Departamento de Infraestrutura Rodoviária da Bahia), órgão da Secretaria Estadual de Infraestrutura..
Por se tratar de uma obra emergencial, os operadores marítimos querem que o Governo do Estado acelere o processo licitatório, para que não ocorra na alta estação um colapso. “O Terminal Náutico não pode continuar no estado atual. A recuperação do píer flutuante precisa ser feita com urgência. Afinal, no Verão passam por aqui até 7 mil pessoas por dia, grande parte turistas do país e do exterior. Não acreditamos que o governo vá querer passar para os visitantes da Bahia a imagem de abandono de um equipamento tão importante”, alertou Jacinto Chagas, diretor da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).
A ameaça de um colapso na alta estação, quando o número de embarcações que utilizam o Terminal Náutico praticamente dobra em relação ao inverno, é clara e preocupante. Para se ter uma idéia, só a linha Salvador-Mar Grande dispõe de 14 embarcações no Verão, com horários que podem ser de 15 em 15 minutos. Com apenas um píer no terminal e operando precariamente, é impossível o atendimento dessa demanda.
“São mais de 50 embarcações por dia que dependem diretamente do Terminal Náutico para operar. Temos as escunas que fazem o tradicional “Passeio às Ilhas”, as lanchas rápidas e os catamarãs que trafegam para Morro de São Paulo, todas linhas basicamente turísticas. A Bahia não vai poder atender bem o turista que chega a Salvador com um Terminal Náutico funcionando de forma precária e sem estrutura para receber as embarcações”, observou o presidente da Astramab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário