Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

PEQUENOS AGRICULTORES DE TAPEROÁ VIVENCIAM DESPESCA DE PEIXES

Nos últimos 11 meses centenas de pequenos produtores rurais de Taperoá fizeram curtas pausas em suas atividades diárias para cuidar de um animalzinho de poucos centímetros de comprimento e aparentemente sem grande utilidade - os alevinos de tilápia e tambaqui.
Os peixes foram entregues a estas famílias por meio do programa de repovoamento de aguadas públicas desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, por meio da Bahia Pesca, que, este ano, deve produzir mais de 50 milhões de alevinos.
São cinco comunidades e 200 famílias atendidas. Os produtores de Lamego e Jequié-mirim realizam as despescas nesta terça (17) e quarta (18). Nos dias 24 e 25 deste mês será a vez do Assentamento de Marimbú e nos dias 30 e 31, dos membros da Associação Rio Negro. Todas as atividades acontecem a partir das 8h.
Agora, segundo o presidente da empresa, Isaac Albagli, “é o momento de colher os frutos deste trabalho”. Desta terça-feira (17) ao dia 31 deste mês serão feitas as despescas dos animais já crescidos. “A expectativa é de que possamos retirar três toneladas de pescado dos tanques”.
Todo o trabalho tem três objetivos muito simples - incrementar a renda destas famílias, permitir que possam ter mais comida em suas mesas, e equilibrar a relação entre a demanda e a oferta do produto no estado. Caso os produtores decidam vender o pescado, a renda obtida pode chegar a até R$ 21 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário