Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cairu: Zimbo Recebe Caravana da Saúde


No último sábado, 31 de julho, foi a vez da comunidade do Zimbo em Morro de São Paulo receber os serviços prestados pela Caravana da Saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde Cairu.
Assim como já tinha acontecido em Garapuá os moradores do Zimbo puderam visitar os stands montados que ofereciam serviços fundamentais como confecção de Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde); medição de colesterol, glicemia, triglicerídeos e pressão arterial; identificação de grupo sanguíneo, massagem terapêutica, acupuntura e atualização do cartão de vacinação.
Também foram abordados temas importantes para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida como: alimentação saudável; orientação sobre saúde bucal com distribuição de kits para escovação; saúde da mulher e aleitamento materno; além de informações sobre controle de natalidade, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e farta distribuição de preservativos. Aconteceram ainda diversas atividades recreativas paras as crianças, distribuição de brindes e realização de cortes de cabelo e de oficinas de artesanato.
Diversas pessoas também foram beneficiadas por um mutirão de atendimento clinico, pediátrico, oftalmológico e odontológico. Para o auxiliar de serviços gerais Valmir da Conceição Silva, 22 anos, foi à primeira vez em consultório odontológico. “Sei do que tem dentista aqui no posto, mas ficava deixando para vim outro dia por causa do trabalho. Resolvi vim hoje porque é sábado e porque todo mundo lá de casa veio também”, disse o jovem.
De acordo com a Secretária de Saúde, Dra. Cíntia Rosemberg, a próxima comunidade a receber a Caravana da Saúde será o Galeão. A coordenação geral do projeto ficou por conta da assessora técnica Carla Maira, da superintendente geral da saúde Mércia Núbia e do superintendente geral de vigilância sanitária Alex Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário