Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mais de mil pessoas já contraíram Aids em 2010 na Bahia

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicado no último dia 13, 1.012 pessoas foram contaminadas com o vírus HIV no estado, dessas 996 são adultas e 16 crianças. Entre os adultos, 625 são do sexo masculino, sendo 10 crianças. Já entre as pessoas do sexo feminino, 387 mulheres foram contaminadas, dessas, 06 são crianças.
Em Valença, cinco pessoas contraíram a doença em 2010, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. Entre os municípios com maior incidência da doença, Salvador possui 659 casos, Lauro de Freitas 30, Camaçari 25, Simões Filho 19 e Ilhéus 19.
Segundo a Sesab, apenas um caso entre os adultos não está relacionado com a transmissão sexual. 272 pessoas disseram que se relacionaram somente co homens, 163 somente com mulheres e 38 com homens e mulheres. Outras 522 pessoas não souberam informar ou deixaram em branco o campo de preenchimento sobre tipo de contágio. 39 pessoas já morreram de Aids na Bahia em 2010, inclusive uma em Valença.
Em 2009, a Sesab registrou 1.069 casos em todo o estado. Em Valença, seis pessoas contraíram a doença.
A aids é a sigla em inglês da síndrome da imunodeficiência adquirida. É causada pelo HIV, vírus que ataca as células de defesa do nosso corpo. Com o sistema imunológico comprometido, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, um simples resfriado ou infecções mais graves como tuberculose e câncer. O próprio tratamento dessas doenças, chamadas oportunistas, fica prejudicado.
Mas, atenção! A aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Uma pessoa pode passar muitos anos com o vírus sem apresentar sintoma algum. A duração desse período depende da saúde e dos cuidados do soropositivo com o corpo e alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário