Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vereadores viajam às custas do dinheiro dos contribuintes

O Programa Fantástico da Rede Globo de televisão exibiu ontem (08), reportagem sobre uma prática comum, mas que na matéria em questão se transformou em farra com o dinheiro público. Trata-se de pagamento de diárias por câmaras de vereadores para que edis e funcionários façam cursos de aperfeiçoamento oferecidos por empresas particulares. Segundo a reportagem, os vereadores flagrados pelos repórteres usam cursos como pretexto para a viagem, não frequentam as aulas e levam a família para visitar pontos turísticos. Em todo o Brasil, existem empresas especializadas em cursos de qualificação para funcionários de prefeituras e câmaras municipais. Por ano, são pelo menos 150 seminários que recebem também secretários municipais, funcionários públicos e até prefeitos.
Paisagens espetaculares, praias de águas cristalinas compras e mais compras, diversão até a noite. Os passeios que o Fantástico mostrou têm tudo o que um bom roteiro de férias precisa ter. Mas estes turistas não deveriam estar lá. Os vereadores envolvidos pertencem às câmaras de Triunfo e Estância Velha (RS).
O Fantástico mostrou também que as empresas que patrocinam os cursos cometem fraudes. Mesmo sem ir as aulas os vereadores recebem os certificados. “Na farra dos cursos para vereadores, até craque de futebol vira parlamentar. Roque Santa Cruz, artilheiro da seleção paraguaia e jogador do Manchester City da Inglaterra, e agora também aluno do curso de elaboração e gestão de projetos, da empresa Sibram. Nós compramos o diploma por R$ 300 de Ivo Rêrs, o dono da empresa Sibram”, diz a reportagem.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul promete investigar.
“Eu reajo com indignação, um misto de tristeza e revolta, com o descaso com agentes públicos com o erário, com o nosso dinheiro, o dinheiro do contribuinte, praticando fraudes, ofendendo o senso comum, ofendendo a nossa moralidade”, declarou o Geraldo da Camino, do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
O assessor convidado pelo Fantástico para gravar os bastidores dos cursos resume o que viu durante as viagens. “Falcatrua, desvio de dinheiro público, passeio, turismo e como lesar a população dos nossos municípios brasileiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário