Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

VALENÇA: MÉDICO UROLOGISTA, SÓ PAGANDO


Após um ano do lançamento da Campanha da Política Nacional de Saúde do Homem, pelo Ministério da Saúde, que tem (tinha) por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, parece que a novidade ainda não chegou até Valença. Por incrível que possa parecer, o câncer de próstata, uma das principais doenças que afeta os homens a partir dos 40 anos, está sendo negligenciada no município. Ao procurar a Secretaria de Saúde de Valença, O PORTAL DO BAIXO SUL foi informado pela atenciosa servidora do setor da Diretoria de Saúde, Gabriela Nunes, que Valença não dispõe de médicos urologistas para atender nos postos de Saúde do município. Caso algum paciente necessite de profissional dessa área, a Secretaria disponibiliza um veículo para levá-lo até a cidade de Santo Antônio de Jesus, mas mesmo assim com marcação prévia (para este mês não havia mais vagas).
Procuramos o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Valença, credenciado pelo SUS e fomos informados que não existem médicos urologistas que atendam pelo Sistema. Para a realização de consultas, só particular, pagando R$ 80 e mesmo assim, o médico atende somente às segundas-feiras.
Esta é mais uma das muitas campanhas demagógicas desse governo. Assim como Valença centenas de outros municípios passam pelos mesmos problemas.
É por essas e outras que como bem diz a campanha, A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.
Também pudera. Uma simples consulta o cidadão precisa pagar, ou então morrer na fila do SUS. Ou o governo pensa que a maioria da população de Valença tem dinheiro para paga consultas particulares?
Magno Jouber

Um comentário:

  1. Valença tem 2 urologistas, mas não atendem SUS pois não são contratados pela SESAB, prefeitura(s) ou Santa Casa. Sou urologista e atendia na Santa Casa até semana passada. Infelizmente há muito tempo não existe concurso público e a falta de urologista (pelo SUS) é um problema da grande maioria das cidades da Bahia. O câncer da próstata é facilmente detectado pelo especialista (urologista) e quando detectado precocemente (e devidamente tratado) oferece chance de cura de quase 100%, mas é preciso ter 1 profissional especializado e estrutura diagnóstica e hospitalar adequada. Existem outras doenças prostáticas que podem afetar o homem, interferindo consideravelmente a sua qualidade de vida, além de várias outras morbidades (disfunção da ereção, infecções, infertilidade, cálculos do aparelho urinário, incontinência urinária feminina/masculina, etc). Continuo atendendo na cidade (não divulgo local para não caracterizar interesse comercial) e estou à disposição para maiores esclarecimentos, contribuindo para amenizar esta cruel realidade na nossa saúde pública.

    Dr. Uilmar Márcio Leão/CRM-12423

    ResponderExcluir