Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

DE JANEIRO A MAIO DE 2010, MAIS DE CEM VEÍCULOS FORAM TOMADOS DE SEUS CONDUTORES NA MARRA POR ASSALTANTES NA REGIÃO

Os municípios de Valença, Gandu, Laje, Nazaré e Santo Antônio de Jesus, tiveram de janeiro a maio deste ano, registrados em suas respectivas delegacias de polícia, 69 queixas de roubos de veículos. Todos tomados na marra por assaltantes com uso de violência contra as vítimas. A grande maioria desses roubos foi praticada nas rodovias Ba 001 (entre os municípios de Nazaré e Valença) e BR 101 (entroncamento de Valença e Laje). Em Valença foram 15 ocorrências, Gandu 06, Nazaré 02, Laje 05 e Santo Antônio de Jesus 39. Entre as vítimas, estão o sargento aposentado da Polícia Militar, Antônio Roberto Ribeiro, de 55 anos, morto em uma tentativa de roubo de carro no entroncamento que dá acesso à cidade de Valença e mais recente, o juiz Federal da sub-seção de Eunápolis, Márcio Mafra Leal Júnior baleado no braço em uma tentativa de roubo na BA 001,próximo a cidade de Aratuípe.
Em todos os municípios da 5ª Coorpin,co sede em Valença, foram registrados 35 roubos de veículos de janeiro a maio deste ano. Na 4ª Coorpin com sede em Santo Antônio de Jesus, foram 68, totalizando 103.
O roubo de veículos caracteriza-se quando há emprego de violência contra as vítimas. Na maioria dos casos registrados nas delegacias, a vítima teve uma arma de fogo apontada em sua direção, inclusive com, disparos, ocasionando lesões e morte.
Esses números nos municípios que compreendem a 5ª Coorpin, entre eles, Valença, Gandu,Presidente Tancredo Neves e outros, são ainda mais preocupantes quando comparados com os de 2007, quando foram registrados 08 roubos de veículos em Valença e 21 em todos os 15 municípios que fazem parte da Coordenadoria. Em 2008, foram registrados 11 roubos de veículo em Valença e 21 nos 15 municípios. Em 2009 esse número mais que dobrou (25 em Valença e 48 no geral).
Segundo alguns policiais, a explicação para a crescente onda de roubos à veículos na região, se deve a ação elementos de quadrilhas que estavam presos e que voltaram a agir em 2009, após seus integrantes serem soltos.
Os dados são da SSP/Ba.
Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário