Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

VALENÇA: LIXÃO DO OROBÓ POLUI RIO PITANGUINHA


(O rio Pitanguinha tem as suas nascentes e o leito invadidos pelo lixo (Fotos: Dailene dos Santos/Portal do Baixo Sul)

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) participaram de audiência pública na tarde desta quinta-feira (18), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Valença para avaliação, qualificação e possíveis soluções sobre a destinação dos resíduos sólidos do município. A coordenadora de Destinação de Resíduos Sólidos do Órgão, Maria de Fátima Espinheira detalhou o levantamento feito pelo Órgão com relação ao lixão do Orobó e a possível ativação do aterro sanitário. Segundo a técnica, o governo do Estado já assinou convênio com a Prefeitura de Valença para dar início a uma intervenção no lixão que será detalhado no edital, previsto para ser aberto no próximo dia 07 de dezembro.
Durante a audiência pública, representantes das entidades envolvidas com a questão do lixo, demonstraram preocupação com a capacidade de absorção das 70 toneladas de resíduos sólidos produzidas diariamente pelos moradores de Valença. Segundo levantamento feito pela presidente do Instituto Jovem de Valença (IJV), Dailene dos Santos, o lixão do Orobó, espaço localizado na zona rural do município, extrapolou os limites físicos de sua área para continuar recebendo lixo. As fotos revelam que as nascentes e o leito do rio Pitanguinha já estão sendo impactados devido ao excesso de resíduos no local. Também, a estrada que dá acesso aos moradores das imediações do lixão está sendo invadidas pelo lixo, haja vista que as caçambas que transportam os resíduos não conseguem mais chegar até a área reservada para o despejo. Isso representa um sério risco para a saúde os moradores do entorno do lixão, pois são obrigados a caminhar entre lixo e urubus.
O IJV fez um belo trabalho, fotografando e colhendo depoimentos de pessoas que residem no Orobó. O resultado da pesquise servirá de referência para que o Derba identifique e busque as soluções para o lixão.

Um comentário: